Há 12 anos, equipe não consegue passar das quartas de final. Na última vez, Felipão comandava o Alviverde
Guilherme Cardoso
São Paulo (SP)
São Paulo (SP)
O Palmeiras tem uma missão complicada na noite desta quinta-feira, contra o Coritiba, às 19h30, no Couto Pereira, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Além de tentar encerrar a série de 23 vitórias consecutivas do adversário, os palmeirenses querem acabar com um incômodo jejum. Desde 1999, a equipe não passa das quartas de final da competição.
Após o título do torneio em 1998, o Verdão não tem conseguido mais bons resultados. Exceto no ano seguinte à conquista, o torcedor não guarda nenhuma boa lembrança. Ainda mais por causa das eliminações para rivais de menor expressão, como Atlético-GO, Ipatinga, Santo André e ASA-AL.
Mas se as recordações são ruins, a torcida tem pelo menos um motivo para se animar nesta temporada. As duas últimas boas campanhas do Alviverde na Copa do Brasil foram justamente sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Se em 1998, veio a conquista da taça em cima do Cruzeiro, na temporada seguinte a equipe só foi parada pelo Botafogo, na semifinal. Nas duas partidas decivivas, houve empate em 1 a 1. O Palmeiras só caiu mesmo na decisão por pênaltis: 4 a 2.
Vale lembrar que na época as equipes brasileiras ainda podiam disputar a Copa do Brasil e a Libertadores na temporada. Por isso, o Alviverde quase conseguiu comemorar a conquista nacional e a continental no mesmo ano.
Cientes dessa situação e com a eliminação no Paulistão ainda na cabeça, os jogadores sabem bem a importância de vencer a competição nacional.
- Sem dúvida (a cobrança pelo título aumenta). Já no vestiário (após a queda no Estadual para o Corinthians) houve uma conversa. Falamos sobre algumas coisas. Sempre vai haver cobrança. A confiança aumentou ainda mais pelo jogo que fizemos. Tínhamos toda condição de passar, foi por detalhe. Estamos confiantes que podemos vencer a Copa do Brasil - avaliou o atacante e capitão palmeirense Kleber.
- É uma outra decisão. São dois jogos e se fizermos um resultado bom em Curitiba, aqui fica mais fácil - declarou Marcos Assunção.
Para alcançar o principal objetivo, o Verdão precisa passar pelo Coritiba. E acabar com a sina das quartas de final.
Últimas participações do Palmeiras na Copa do Brasil:
2010 - eliminado nas quartas de final pelo Atlético-GO
2009 - não disputou por estar na Copa Libertadores
2008 - eliminado nas oitavas de final pelo Sport
2007 - eliminado na segunda fase pelo Ipatinga
2006 - não disputou por estar na Copa Libertadores
2005 - não disputou por estar na Copa Libertadores
2004 - eliminado nas quartas de final pelo Santo André
2003 - eliminado nas oitavas de final pelo Vitória
2002 - eliminado na primeira fase pelo ASA-AL
2001 - não disputou por estar na Copa Libertadores
2000 - eliminado nas quartas de final pelo São Paulo
1999 - eliminado na semifinal pelo Botafogo (conquistou a Copa Libertadores)
1998 - foi campeão ao passar pelo Cruzeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário