domingo, 17 de abril de 2011

Portuguesa vence e se classifica para enfrentar São Paulo

Zoom A Portuguesa venceu o São Bernardo no final e conseguiu sua classificação às quartas de final A Portuguesa venceu o São Bernardo no final e conseguiu sua classificação às quartas de final


Da Redação, com Lancepress

esporte@eband.com.br

Pelo quarto ano consecutivo a Portuguesa chegou à última rodada da  primeira fase do Paulistão com chances de classificação. E quando o filme de mais uma elimanção já passava na cabeça da torcida, o gol de Ananias aos 44  minutos do segundo tempo deu a vitória à Rubro-verde sobre o São Bernardo, neste  domingo, no Canindé, por 1 a 0, e garantiu a vaga.

Como não  poderia deixar de ser, a vaga veio com muito sofrimento. Favorecida pelas derrotas de São Caetano e Paulista, a Lusa já estava  garantindo a classificação no saldo de gols. O gol salvador de Ananias, no  entanto, deu a tranquilidade necessária e selou a passagem. Com a  vitória do Ituano sobre o Noroeste, por outro lado, o São Bernardo foi  rebaixado à Série A2 do Paulistão, na 17ª colocação. Com a oitava  posição conquistada, a Lusa enfrentará o São Paulo nas quartas de final.

O jogo

A partida valia muito para as duas equipes. Apesar de depender de outros  resultados, a Lusa precisava fazer a lição de casa e vencer para ter  chances de ficar com a última vaga aberta nas quartas de final. O São  Bernardo, por outro lado, corria riscos de rebaixamento e só uma vitória  garantiria o clube na Série A1 no ano que vem sem depender dos outros  clubes na degola. Com a vida em jogo e na "malandragem", a equipe do  Bernô demorou a entrar no gramado e atrasou o início do jogo em cinco  minutos. Assim, conheceria os resultados dos outros jogos antes de  encerrada a partida no Canindé.

Antes mesmo do apito inicial, a grande presença dos torcedores do São  Bernardo no Canindé chamava a atenção. Muito empolgada, a massa do Tigre  prometia empurrar o time na "decisão" contra a Lusa. E foi exatamente o  que aconteceu na primeira etapa... Melhor na partida, o Bernô criou  boas chances e por pouco não abriu o placar. Aos 17 minutos, Kauê  encontrou espaço pelo lado esquerdo e chutou, muito próximo ao gol  defendido por Weverton. Um minuto depois, no cabeceio, Lucas Gaúcho  mandou sem direção
Mal posicionada em campo, a Lusa tinha problemas em armar as jogadas  pelo meio, já que Henrique e Ivo, distantes, não conseguiam criar. As  únicas alternativas eram as laterais, que se mostravam pouco efetivas  com Marcos Pimentel e Marcelo Cordeiro. A esperança da torcida pela  vitória, Jael, o "Cruel", lutava muito: voltava para buscar a bola,  marcava e até tentava cavar pênaltis... Isolado, no entanto, nada podia  fazer, e o último passe antes da finalização continuava sendo um  problema.

Mais na vontade que que na qualidade, no entanto, a Lusa equilibrou o  jogo antes do intervalo. O velho problema jogando em casa, no entanto,  voltou a aparecer e o time não impunha o ritmo do jogo. Apesar de atacar  menos, o Bernô levava mais perigo quando chegava ao ataque. E aos 38  minutos veio a melhor chance do primeiro tempo. Após cobrança de  escanteio, Leandro Camilo subiu sozinho na área lusa e cabeceou forte,  no travessão.

Sabendo que o São Caetano só empatava com o Linense, o técnico Jorginho  mandou a Portuguesa ao ataque na segunda etapa. Com Rafael Silva no  lugar de Marcos Pimentel, não demorou para surgir uma boa chance de gol.  Aos cinco minutos, Luis Ricardo invadiu a área do São Bernardo, driblou  o goleiro Pitol e chutou. De carrinho, o zagueiro João Leonardo  disputou com Rafael e salvou em cima da linha! Incrível! Para melhorar a  situação, o Linense abriu o placar e a torcida da Portuguesa foi à  loucura.

A partir daí, o jogo pegou fogo na segunda etapa! Com mais um atacante  em campo (Ronaldo entrou no lugar de Ivo), a Lusa quase abriu o placar  aos 20 minutos, em cruzamento pela esquerda que desviou na zaga e saiu  rente à trave de Pitol. Empolgada, finalmente a Portuguesa tomou o  domínio do jogo. O gol, no entanto, insistia em não sair... Aos 34, Kauê  cruzou Ronaldo tentou firme e Pitol fez uma linda defesa, de mão  trocada.
O segundo gol do Linense sobre o Ituano incendiou ainda mais a  torcida, já que a Lusa estava se classificando no saldo de gols. Aos 44  minutos, no entanto, Ananias fez questão de mostrar que a vaga seria merecida. Em um chute que não saiu em cheio, na sobra de bola,  pegou o goleiro Marcelo Pitol no contrapé e lavou a alma dos torcedores!  Comemora, Lusa! Indignados, o técnico Estevam Soares e os jogadores do  São Bernardo partiram para cima do árbitro, mas não havia mais tempo  para chororô...

Nenhum comentário:

Postar um comentário