Os times que disputam posições na elite do NBB sabem que, a esta altura do campeonato, qualquer derrota pode significar uma queda dolorosa. Diante desse risco, a solução na noite de sexta-feira foi simples: ninguém perdeu. Pinheiros, Flamengo, Brasília, Franca e Bauru confirmaram o favoritismo, venceram suas partidas na penúltima rodada e adiaram as “decisões” para domingo, quando termina a primeira fase.
Das equipes que estão no pelotão da frente, só o Uberlândia não entrou em quadra na sexta. As outras cinco venceram e prepararam o terreno para uma rodada emocionante no domingo, a partir das 10h. Pinheiros e Flamengo continuam no topo, com 20 vitórias cada, e os paulistas levam vantagem no confronto direto. Brasília vem em terceiro, também com 20 triunfos, mas já encerrou sua participação e não joga no domingo. Franca tem 19 vitórias, em quarto lugar, seguido por Bauru e Uberlândia, com 18 cada.
O líder Pinheiros viajou ao interior de São Paulo e se impôs na casa do Araraquara por 90 a 82. O Flamengo, também fora de casa, passou pelo São José (81 a 70). O Brasília recebeu o Joinville e foi o que teve mais trabalho para vencer: 90 a 88. Franca, com o ginásio Pedrocão liberado após o julgamento da agressão ao armador Valtinho, bateu o Paulistano por 94 a 74. O Bauru foi ao Espírito Santo, venceu o Vila Velha por 93 a 76 e tomou a quinta posição do Uberlândia.
Sem Bábby, o Flamengo teve cinco pontos e cinco
rebotes de Átila (Foto: Adenir Britto / Divulgação)
Feito inédito para o Pinheiros
Para garantir a primeira colocação sem depender dos outros resultados, o Pinheiros precisa derrotar o Franca no Pedrocão no domingo. A vitória de sexta sobre o Araraquara já garante um feito inédito para o clube: a participação em um torneio internacional. Os quatro primeiros do NBB, garantidos nas quartas de final, disputam o Torneio Interligas, contra os melhores times da liga argentina. Enquanto isso, o playoff de classificação reúne os clubes que ficaram entre 5º a 12º.
- Estamos muito felizes por termos atingido a primeira meta, que era ficar no G4 e conseguir levar o Pinheiros pela primeira vez a uma competição internacional. Agora, temos que manter o foco para vencermos a próxima partida e ficarmos com a liderança - afirmou o técnico do Pinheiros, João Marcelo Leite.
O herói da equipe paulista na sexta-feira foi o ala Marquinhos, com 34 pontos e sete assistências. Olivinha fez 17 pontos e apanhou oito rebotes, enquanto Shamell colaborou com 22 pontos. O cestinha da equipe do interior foi Borders, com 26.
Fla, Brasília e Franca na cola
O Flamengo controlou uma reação do São José na reta final e não teve problemas para vencer por 81 a 70. Sem o pivô Bábby, que deve ficar 20 dias parado por causa de uma lesão no ombro esquerdo, o time carioca se manteve na segunda posição graças aos 18 pontos de Jefferson e aos 14 de Marcelinho Machado e Hélio. Teague e Duda fizeram 12 cada. O cestinha do São José foi Renato, com 16.
Terceiro colocado, o Brasília sofreu para bater em casa o Joinville, sétimo da tabela. Com 21 pontos de Alex, 18 de Nezinho e 17 de Giovannoni, o time da capital federal venceu por 90 a 88. Os catarinenses tiveram a chance de empatar no fim, mas Paulinho Boracini e Manteguinha não conseguiram concluir. Paulinho foi o maior pontuador da equipe, com 22 pontos.
A uma rodada do fim, o Franca de Drudi é o quarto
colocado da tabela (Foto: Levi Fanan / divulgação)
Com o ginásio Pedrocão liberado após o julgamento do caso de Valtinho, armador do Uberlândia que foi agredido por um torcedor, Franca se impôs e bateu o jovem Paulistano por 94 a 74. Fernando Penna liderou os francanos com 24 pontos, seguido pelos 22 de Márcio Dornelles, enquanto Betinho fez 14 para a equipe da capital.
Ainda de olho em uma vaga do G-4, Bauru manteve as esperanças ao derrotar o Vila Velha no Espírito Santo por 93 a 76, com 24 pontos de Fischer e 22 de Jeff. O time capixaba está eliminado dos playoffs.
O Minas defendeu a nona posição com uma vitória por 89 a 61 na casa do Limeira, graças a um quarto período fulminante, vencido por 24 a 9. O cestinha mineiro foi o americano Winkelman, com 17 pontos.
Para fechar a penúltima rodada, em jogo dramático, o Vitória manteve a esperança de classificação ao superar o Assis por 87 a 86, com 28 pontos de Veja. Para se classificar, será preciso vencer o Bauru no domingo e torcer por uma derrota do Paulistano em Araraquara.
Confira os resultados desta sexta:
Brasília 90 x 88 Joinville
São José 70 x 81 Flamengo
Araraquara 82 x 90 Pinheiros
Franca 94 x 74 Paulistano
Limeira 61 x 89 Minas
Vila Velha 76 x 93 Bauru
Vitória 87 x 86 Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário